quarta-feira, 16 de maio de 2012

Enciclopédia do Futebol

Hoje nosso grande ídolo Nilton Santos completa 87 anos. Parabéns ao maior lateral-esquerdo de todos os tempos.


Muito respeito a este grande homem e atleta, um dos heróis de nossa história.

Podem dizer que é coisa de botafoguense, idolatrar um jogador que sequer viu jogar, mas os feitos históricos estão registrados e o Youtube tá aí pra quem quiser acessar algumas imagens. Além do mais, aquele que só acha relevante o que aconteceu durante sua vida só pode ser doente.

Maior ícone do tempo em que o jogador se identificava e torcia pelo clube (mas com um perfil bem diferente do Heleno, que compartilhava essa mesma característica), Nilton Santos inaugurou a figura do "zagueiro" que sabe jogar e sobe ao ataque, tendo inclusive feito gols importantes.

Circula na internet um texto do Armando Nogueira sobre uma pelada que o jogador teria disputado depois de aposentado, deixando boquiabertos os moleques que não botaram fé no vovô. Não sei se a história é real nem se a autoria está corretamente creditada, mas o texto é muito bom.

Com muito orgulho tenho a camisa de número 6 com a assinatura desta grande figura da história alvinegra e do futebol mundial.

Uma história interessante está na biografia do Garrincha. Após teste deste último no Botafogo, NS exigiu sua contratação, já que seria praticamente impossível pará-lo caso jogasse em algum dos adversários.

Enquanto isso há quem idolatre ególatras e outras espécies de "jogadores".

De nossa parte, esperamos um lateral que honre essa gloriosa camisa.

Parabéns, Nilton Santos.

No site oficial do clube tem uma homenagem bem bonita, com histórias e fotos. Infelizmente não consegui inserir as belas imagens do NS que compilei para essa data :( acho que é hora de trocar de computador!

Nenhum comentário:

Postar um comentário