quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Manifesto contra a falta de educação no futebol

Eu tenho muitos posts na cabeça e podia escrever sobre várias coisas aqui. Mas tem um assunto que me incomoda há muito tempo, e de hoje não vai passar: a falta de educação de muitos torcedores.

Não, esse não é um post direcionado a uma torcida específica. Pra não falarem que é implicância ou choro, vamos esclarecer algumas coisas. Meu pai é tricolor, minha mãe botafoguense. Tenho uma irmã e um irmão mulambos (preciso dizer aqui o quanto os amo?); o tio Maraca, que sempre me refiro aqui com tanto carinho, é mulambo, e me deu 2 mulambinhos mais que lindos; tem a Nanda, a Luluzinha mulamba mega fofa, e outros muitos mulambos fofos mais. Portanto, não é nada contra mulambos, ok?

Mas foram eles que me tiraram do sério ontem. Não vi o jogo porque aqui já era muito tarde. Acordei e vi primeiro o resultado no jornal. Esperava ser zoada, claro. Mas, sinceramente, não esperava ofensas. E cansei disso, sabe? Apaguei 5 mal educados do meu facebook e fiz um desabafo, que talvez também não tenha sido o mais gentil, mas eu quero insistir em uma tecla: não existem santos no futebol. Nem no meu time (e como eu sei disso!), nem no seu. Infelizmente, Don Eurico não foi a única aberração. Mas ele fez um grande favor pros outros: praticamente tornou todo mundo que é corrupto "aceitável". Pois é. Hoje vejo torcedores aceitarem cada coisa, e se eu faço um comentário, o que escuto é: "tá falando o que, você tinha Eurico!". Ou seja, como Eurico manchou a história vascaína e do nosso futebol, liberou geral?

Voltando ao tema inicial, me choquei com certos comentários. Coisas do tipo "vascaínos merecem mesmo sofrer, morrer na dor de perder sempre, porque time de gente sem ética só merece o pior". Essa foi uma das coisas publicáveis. Sério, isso é necessário? Então vamos começar a apontar todos os dedos, e ninguém mais poderá torcer pra time algum! Inclusive o "desabafo" que fiz no meu facebook essa manhã não serve só pra flamenguistas: serve pra qualquer time (inclusive o Vasco), só vai mudando a data de vestir a carapuça.

Eu acho que a rivalidade é legal, é válida. Eu sou uma que gosta de zoar, e que tanto se irrita como sabe rir quando é zoada (pausa pra que ri hoje: "Esperto foi o Juninho, que levou o terceiro amarelo e não vai sair na foto do vice". Sim, é engraçado, o que vou fazer?). Futebol é isso, faz parte essa disputa entre as torcidas. O que não aceito é a falta de educação, a grosseria. Por isso deleto mesmo. E não importa o time, não deleto só flamenguistas, falta de educação não tem camisa exclusiva.

Deixo aqui meu manifesto por um futebol de rivalidade, de zoação, mas também de muita, muita educação e respeito.

Um comentário:

  1. O clima pesou na sua TL, né? Não vi nada desse nível não, mas MUITA sacanagem.. algumas coisas divertidas, a maioria de mau gosto...

    Eu acho engraçado uma torcida que adora se achar "odiada" pelos torcedores dos outros times (a suposta arco-íris)comemorar mais a derrota do vasco do que qualquer outra coisa. É muita falta.

    Eu que não estou em condições de sacanear ninguém... nem vi o jogo, preferi dar uma olhada no X-Factor! Acho que foi mais divertido...

    ResponderExcluir