segunda-feira, 13 de junho de 2011

Cada um no seu quadrado

Com destaques individuais, o Glorioso derrotou o Coxa no Engenhão e pode estar iniciando uma trajetória positiva no campeonato. A garotada começa a aparecer (o que é interessante mais para o futuro do que para o presente, mas demonstra que há um planejamento de médio prazo) e a contratação do Elkeson se mostra acertada e benéfica. Maicosuel está voltando. O time está mais entrosado. BOM não tá. Mas eu acho que está no caminho.

Por outro lado, pisadas de bola de Alessandro, atrasos por parte da diretoria, histórico de passes errados, incapacidade de assegurar resultados positivos e afins, minaram a confiança do torcedor médio. Resultado: vaias.

É mais que sabido que sou absolutamente contra este tipo de manifestação, esses corneteiros me irritam e não trazem nada de bom para a atuação da equipe.

Contudo, em última instância, quem paga o salário da galera é, também, este torcedor. Time sem torcida não tem patrocínio nem outras fontes de renda. Se as pessoas não estivessem dispostas a gastar seu tempo assistindo aos jogos, não haveria campeonato profissional. Não acho que o torcedor seja o "patrão" do técnico e dos jogadores. Mas também não acho que seja função do técnico dizer como a torcida tem que se comportar.

Na vida, acho eu, temos que exercer diariamente o exercício de saber o que devemos falar e quais opiniões devemos guardar para nós mesmos. É preciso ser político, estratégico.

Por isso acho que o Caio Junior está sendo infeliz ao sistematicamente criticar a torcida. Ele precisa dela ao seu lado, e não contra. Seria mais interessante uma declaração mais conciliadora, que agregasse. Algo como "esperamos conquistar a confiança do torcedor e seus aplausos. Estamos trabalhando para isso e estamos no caminho certo". Chato? Politicamente correto? Eu acho. Sem graça? Sim. Mas pelo menos não pode potencialmente piorar o problema. Já montar uma equipe vencedora...

Esses caras que vão ao estádio xingar são uns verdadeiros babacas. Mas comprar briga com babaca não é boa idéia.

Boa idéia é ganhar sistematicamente. Garanto que as vaias nem serão ouvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário