terça-feira, 3 de maio de 2011

O Rei está nu

Texto do meu comentarista e companheiro de jogo favorito, David Levy, em sua primeira participação no blog. ;)

--


O Rei está nu.

Rei do Rio.
Pela trigésima segunda vez o Flamengo conquista o Rio.
Festa da maior torcida do país.

Mas, foi merecido? Minha opinião é objetiva: sim.

E todas as críticas feitas a R10 e Luxemburgo? São injustas?
Mais uma vez, sou objetivo: não.

Um argumento é suficiente para rebater qualquer ufanismo vermelho e preto. Quem foi o maior nome do Flamengo no campeonato? Thiago neves? Não, Felipe. O goleiro que até então era contestado por muitos, inclusive por mim.

Para um time que tem R10, Thiago Neves, Bottinelli e Renato, é de se estranhar que o goleiro seja o grande destaque. Sinal de que o ataque não funciona. Ok, Deivid não ajuda ninguém, Wanderley é irregular e Diego Mauricio se acha craque. Mas ainda é pouco. O Flamengo não está criando oportunidades suficientes pra se crucificar esses jogadores em praça pública. É inadmissível que o Profexô Luxemburgo leve dois turnos para encontrar o meio de campo ideal do Flamengo. Era óbvio, até para mim, que Willians, Renato, Bottinelli e Thiago Neves fazem um belo meio de campo.

No ataque, falta R10 começar a jogar, pelo menos, 50% do que pode. Até agora ele se demonstrou um jogador simples, sem raça, que não marca e não arma. Não fez a diferença em nenhum dos jogos. Desculpas eu já ouvi dezenas: falta de ritmo, está fora de forma, está se readaptando ao futebol do brasileiro, e por aí vai. 

A defesa é fraca. Welinton é maluco, uma bomba relógio que a qualquer momento pode explodir um chute em direção ao próprio gol. E David é, no máximo, nota 6. Acredito que possa evoluir jogando ao lado de um grande zagueiro, assim como o Angelim fez ao lado de Fábio Luciano. Só que o comparsa dele é o Welinton!!!

A lateral esquerda é motivo de pavor. Egídio e Rodrigo Alvim não dá. Apesar do segundo ter feito uma boa partida defensivamente na final contra o Vasco, não dá pra ele. Quando ele passa do meio de campo chega a dar pena de tão limitado. O Flamengo precisa urgentemente de um lateral esquerdo.  

Então, o Flamengo continua a ser o Rei do Rio.
Mas, infelizmente, o Rei está nu.

2 comentários:

  1. O campeão foi merecido, sim. Porque, com tudo isso que você apontou, se nenhum dos outros clubes bateu o seu time, foi merecido. Digamos que na merda estávamos todos (até acho que meu time estava além da merda em janeiro, vamos combinar, né?). Quem soube administrar o resultado levou. E foi merecido, sim.

    O que todo mundo acha estranho agora, e você mandou a ótima metáfora do rei nu, é que esperava-se um show, com belas apresentações e vitórias... principalmente, esperava-se um flamengo desigual. E acho que, nesse bolo final, estávamos todos em níveis bem parecidos.

    Foi merecido, vai comemorar e esquece isso! rs

    ResponderExcluir
  2. Boa análise. O reinado é justo, mas parece vulnerável. Quero um time forte, confiante (confiável, pelo amor de Deus) e vitorioso. Mas se continuar SÓ ganhando títulos, tá bom também. rs

    ResponderExcluir