quinta-feira, 3 de março de 2011

O menino é nosso!

Já tinha virado novela, o que me tira a paciência e o ânimo pra acompanhar ou escrever sobre. Por isso preferi deixar que a coisa se tornasse real para vir aqui tratar o assunto. E agora posso encher a boca pra falar: Diego Souza é da Colina!

A imensa torcida bem feliz está com um pé atrás, entendo. Diego Souza se destacou em 2009, mas ano passado foi figurante no Atlético MG. Mas convenhamos: quem deu certo ano passado no clube mineiro? Foi mais um daqueles casos típicos do futebol, em que você pode ter uma grande equipe no papel, mas ela simplesmente não funciona em campo. Por isso prefiro não me guiar por 2010, que considero um ano atípico na carreira de Souza.

Como sempre, eu prefiro ver as coisas de maneira positiva, dar uma chance antes de descascar. Fiz isso com o Ricardinho Gomes, e por enquanto ele retribui a confiança. Por isso também recebo Souza de braços abertos, e acredito que ele pode fazer história na Colina, que o Gigante é um ótimo lugar pra tal da "volta por cima" que jogador de futebol sempre promete.

Por isso, que venha o segundo turno do carioca! E a Copa do Brasil, claro! O Vasco só precisa se manter no embalo dos últimos jogos. E com a casa se organizando, tem tudo pra dar certo.

***

Sei que estou dando corda pro massacre, mas... Fluminense e Botafogo mostram atualmente que o Vasco não era o único carioca com problemas. E que os flamenguistas não se enganem: ganharam a Taça Guanabara exatamente contra estes clubes. O futebol do Rio continua surpreendendo de forma negativa. Parece impossível manter uma determinada estabilidade de um ano para o outro. Será que, diante desta fase, era hora de se preocupar em brigar com o Clube dos 13 e ficar do lado da Globo? Os clubes não deveriam ter outras prioridades? Sinto que vai ser um Brasileirão complicado para a cidade maravilhosa...

9 comentários:

  1. Tomara que Diego Souza não entre numas de arrumar encrenca no Vasco, ainda mais agora q vcs conseguiram desovar o CA. =P

    Acho que os clubes cariocas estão mesmo fora dos trilhos, mas o Vasco chamou mais atenção porque era o único que apresentava consistência no mau desempenho. Os outros mostravam apenas que as vitórias não eram indicativo de que tudo ia perfeitamente bem.

    Vamos ver, né? Espero que as coisas se arrumem.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Nanda, nem quis focar nesse tema da encrenca que o Diego Souza pode ser. Ainda não digeri a facada nas costas do CA. E nós vascaínos não nos preocupamos tanto com encrenqueiros contando que eles mostrem serviço. É só lembrar de uma dos nossos grandes ídolos: Edmundo!

    Não gosto de ver os clubes cariocas assim, concorrendo ao Oscar de coadjuvantes. Com certeza o Vasco chamou atenção pela consistência no péssimo desempenho (você foi muito política usando o termo "mal", hehe), mas o sufoco ontem de Botafogo e Fluminense mostram que, infelizmente, a coisa é generalizada. Há anos vemos essa falta de estabilidade. Em 2009 o Flamengo foi campeão e depois o qe foi 2010? Por que isso tem que ser o comum dos cariocas?

    ResponderExcluir
  3. Putz, Flamengo saindo do paraíso pro inferno não é um exemplo bom pra ilustrar padrão... Isso tem muito a ver com o contexto político, a mudança da diretoria, o pulso fraco da presidente (ainda não me convence), a saída anunciada dos principais jogadores, a falta de planejamento pra repor essas perdas e por aí vai. Acho que é um caso pra se analisar de forma diferente.

    Os outros clubes não mexeram no elenco, então a análise comparativa já tem mais valor científico. ;)

    Concordo com vc, é triste ver isso e eu torço pra que não seja certo que os cariocas vão passar vergonha nos campeonatos nacionais de 2011.

    ResponderExcluir
  4. O Flamengo mudou tanto na Libertadores de 2010 (claro, considero tudo antes do caso Bruno)? E qual dos 4 grandes do Rio não passa por tudo isso que você citou: contexto político, mudança de diretoria, pulso fraco, saída dos principais jogadores, falta de planejamento, etc? Sempre tem alguma dessas variáveis.

    De certa forma, vemos isso como uma constante no futebol carioca, o que me preocupa e irrita, muito!

    Mas é fato que Botafogo e Fluminense hoje tentaram romper essa regra e não tô vendo muita alegria por aqueles lados...

    ResponderExcluir
  5. Li, eu só acho que o Flamengo teve TODOS os problemas de uma vez só e ficou largado ao descaso da diretoria e de uma presidente que ainda não tinha entendido o que cacetes estava fazendo ali.

    O normal é vc perder um jogador aqui, outro ali, não uma avacalhação geral sem peça de reposição. (Mesmo que não seja incrível ou uma peça à altura, entendeu?)

    Eu acho inaceitável que se perca um jogador e o time desande, isso não pode acontecer. Mas perder um pequeno grupo e o time desandar é mais esperado, não? Uma bosta, mas compreensível.

    Sabe o que falta? Grupo. A gente não fala sempre do ritmo de jogo, da integração? Então. Se o grupo estiver forte, aguenta mais o tranco das eventuais perdas. Mas tudo costuma girar em cima de um jogador, um atacante, um meio de campo, um goleiro, um zagueiro e por aí vai.

    Quando se perde o jogador, é como se tivessem atingido o órgão vital e o resto do time agoniza. E a gente vai ficar na mão de um fulano? Sabendo que ele vai atrás da melhor proposta?

    Aí é duro, né?

    ResponderExcluir
  6. Sabe que depois que publiquei pensei exatamente isso: vocês tiveram tudo junto!

    E sim, falta a noção de grupo! Futebol é esporte coletivo, parece que muito jogador (e dirigente, torcedor) por aí não entende isso...

    ResponderExcluir
  7. Diego Souza ainda tem muito o que provar pra dizer que é craque. Ainda no Palmeiras de 2009 ele caiu de produção na reta final e não jogou nada no Galo. E houve destaques no Galo de 2010, como Renan Ribeiro, Réver, Tardelli e até o Obina... hehehe
    Sobre o Vasco, continuo achando R. Gomes um treinador muito fraco e um elenco mediano.

    ResponderExcluir
  8. Livia, so vi a estocada agora! hehehe na minha opiniao, nenhum dos 4 grandes tem apresentado um grande futebol. O campeonato carioca está muito ruim.

    O Vasco é o que menos acompanho, mas os outros 3 ainda tem muito futebol a mostrar.

    ResponderExcluir