terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Futebol e Solidariedade

Este post foi construido “a 8 mãos”. Juntas, deixando as rivalidades de lado, nós Luluzinhas nos juntamos por esta causa, que além de tão importante e que nos atinge de uma maneira brutal, é urgente!

Quando tem alguma coisa errada, nós Luluzinhas fazemos questão de denunciar. Mas também achamos que é importante destacar as belas atitudes de nossos queridos clubes. O Rio de Janeiro vive hoje uma tragédia sem precedentes, o país está chocado e muita gente devastada com tanta perda. No meio de tanta tristeza com a situação da Região Serrana, foi muito bom ver a atitude de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco em ajudar às milhares de vítimas.

Não é preciso ser parente de vítima para se solidarizar com a dor que as pessoas estão passando. Nesse momento, somos todos apenas humanos tentando ajudar uns aos outros. Não há rivalidade ou diferença, o momento é de união. O fato dos clubes estarem participando é importante não apenas pelas doações em si, mas porque estimulam o torcedor a se mobilizar. Se o futebol é uma grande paixão e os clubes (e não os jogadores) o objeto dessa paixão, louvamos as inciativas dos mesmos em conclamar os fãs a participarem dessa corrente do bem.

O Botafogo, além de doar cestas básicas, recebeu doações dos torcedores que compareceram ao Engenhão para o Show Botafogo. As estimativas chegam a duas toneladas de alimentos, que serão enviados ao Banco de Alimentos do Rio de Janeiro, responsável pela distribuição. O clube continua recebendo donativos para distribuição, ou seja, quem ainda não contribuiu tem tempo para isso!

O Gigante da Colina recebeu doações diariamente dos torcedores, e o número só aumentou no amistoso contra o Cerro Porteño no sábado, quando Carlos Alberto pediu para a torcida ajudar nesse momento tão difícil e foram doadas mais de 5 toneladas de alimentos. Nos próximos jogos do clube (já no início da Taça Guanabara) as bilheterias também receberão doações. E, claro, quem quiser pode deixar sua contribuição no clube.


Em Laranjeiras não poderia ser diferente. Em clima solidário, Fred disponibilizou sua camisa do jogo do título do tricampeonato brasileiro. Além da camisa, o vencedor do leilão levará também sua faixa de campeão, a ser distribuída no próximo domingo. A pessoa que der o maior lance na camisa entrará em campo com o time e receberá das próprias mãos do atacante a faixa que seria colocada nele. Até o momento, o maior lance de sua camisa está em R$ 13.500,00. Além dos jogadores, a patrocinadora Unimed também está fazendo coleta de alimentos na sede das Laranjeiras.

O Fla, que treina sua pré-temporada em Londrina, contou com a ajuda de um “milionário excêntrico” pra ajudar a arrecadar fundos. Em amistoso com o América MG, presença de Ronaldinho, doação inicial (do dono do CT) de 1 tonelada de alimentos e com Luxa cobrindo lance e bancando a mesma quantidade, a torcida compareceu e fez a sua parte. E não foi só durante a partida que o clube aceitou doações, já que a sede se tornou, ela própria, um local onde se podiam deixar doações para as vítimas das chuvas. Segundo informações publicadas no jornal O Dia, o Mengão enviou, hoje mesmo, 5 caminhões de donativos para a região. O sérvio mais querido do Brasil também abriu uma conta para que a Nação (ou qualquer um que simpatizasse com a causa) depositasse alguma quantia. Há quem critique as motivações do jogador. Acho inteligente. Tem quem não confie em políticos, mas acredite em um ídolo.

Eu, Nanda, perdi uma prima muito querida em um deslizamento de terra que destruiu sua casa, feriu seu marido e devastou sua família. Os filhos dela criaram uma conta no PayPal (esse link explica tudo: http://teampopovitchlive.com/?p=163) para quem puder contribuir com a recuperação e a reconstrução da vida do pai deles. Então eu digo que qualquer ajuda pra quem perdeu tudo é, com certeza, alguma coisa.

Nós também achamos que essa tragédia podia ter sido evitada. Que o descaso das autoridades levou ao drama que vemos hoje. Mas não deixaremosde ajudar, não apontaremos dedos e ficaremos só nisso. É importante, sim, conscientizar a população na hora de votar, exigir de nosso políticos. Hoje, entretanto, muita gente precisa de nossa ajuda, e isso é o que importa e por isso estamos aqui nessa corrente.

Você também pode ajudar. Existem vários locais de doação disponíveis (consulte aqui, aqui, aqui também, no seu time do coração, o importante é ajudar!).

Nenhum comentário:

Postar um comentário