terça-feira, 16 de novembro de 2010

Isso é jornalismo?

Com essa mania de todo grande portal abrir uma penca de blogs, uma pra cada jornalista, comentarista ou representante de peso para este ou aquele esporte, acho que alguns até esquecem o que é fazer jornalismo esportivo.

Essa "matéria" do R7 não é nova, mas acho que pode ser considerada pertinente até esse Campeonato Inferno Astral acabar e o destino do Flamengo ser decidido. Como flamenguista, é óbvio que gostaria de xingar os responsáveis por isso. Como parte integrante desse blog, aproveito pra mostrar que o que fazemos aqui é tão difícil, que alguns profissionais são incapazes de fazer.

Você, que frequenta nosso espaço, tem a oportunidade diária de ver, ao longo de mais de 200 posts, torcedoras de grandes times cariocas, com bagagem histórica e rivalidades herdadas e cuidadosamente cuidadas por eternos estereótipos para fazer o que todo mundo faz por aí. Ficar chamando o Vasco de bacalhau, o Botafogo de chorão, o Fluminense de viadinho, ou o Flamengo de favelado mulambo.

Mas isso é fácil, é óbvio, não precisa pensar muito pra fazer, né? Como mulheres inteligentes, nós decidimos fazer outra coisa. E vou contar um segredo pra vocês? É fácil, fácil. Juro. Tenho trabalho zero pra respeitar minhas amigas-irmãs-coautoras de blog, porque, como já disse milhares de vezes por aqui, nós amamos o futebol acima de tudo. E amamos tanto os nossos times, sofremos tanto por eles, que seria pura maldade debochar umas das outras por algo que detestamos sentir.

Piegas? Dane-se. É verdade. Vocês não imaginam o quanto ter um espaço assim, de convivência com opiniões e paixões divergentes, a partir do momento que você se propõe a respeitar as escolhas de cada um, pode te ensinar.

Pois vamos agora brincar de analisar a lógica do pessoal que escreveu essa matéria ilustrada? Vamos!

1. O Flamengo ganhou ano passado. Caso caia, será o primeiro campeão a ser rebaixado logo no ano seguinte após a conquista. Hum. Tá. Esse repórter deve torcer pra um dos times paulistas que foi prejudicado quando o Corinthians perdeu pro Flamengo logo na reta final e está mordido até agora. Guardar mágoa faz mal pro coração e pode causar câncer. Manda esse sentimento ruim pro universo. Inspira esse ódio e expira amor.

2. Faltou planejamento. Contratamos técnicos inexperientes (Rogério) e jogadores veteranos sem brilho. Tipo Leandro Amaral? Ou vc tá falando do Pet? Leandro Amaral já rodou, o Pet ainda não deu seu último suspiro e Rogério Lourenço tinha experiência em times de base. O problema dele não era falta de experiência, mas de pegada e carisma.

3. A forma como trataram Andrade. Ah, tá, que vocês estão chateadões com a situação do Andrade. Porque, assim, não vi nenhum time de SP, nem os menos high profile, fazerem campanha pra chamar o ídolo pra dentro de casa. Então, ha ha ha. Eu também não gostei que Patrícia tenha feito o que fez com ele, mas isso é razão pra eu desejar uma unha encravada no dedão do pé dela, não o rebaixamento do Flamengo.

4. Depois que os jogos deixaram de ser no Maracanã, o Fla deixou de ganhar. No Engenhão, só empatou. Ah, meu Deus! Descobriram nosso calcanhar de Aquiles! E ainda ficam insistindo que tenhamos um estádio próprio? Pra que? Nem precisa ser construído em cima de cemitério indígena pra dar azar, né? Se o Flamengo não mandar no Maraca, vai se ferrar! Caso encerrado.

5. Todos os outros times cariocas já foram rebaixados. Só falta o Flamengo. Tá, quer dizer que se todas as suas amigas já perderam a virgindade, só falta você, tá esperando o que, menina? Deixa essa periquita ser livre e fazer novos amigos! (Ou outras alusões ao tema que eu sei que vocês imaginaram, então eu não preciso nem escrever)

6. Excesso de confusões fora do campo. Pegaram o caso Bruno como exemplo. Bom... Nesse caso, o Botafogo também mereceria ser rebaixado, porque tem um jogador que gosta de álcool, drogas, confusões e mostrar a genitália pros outros. Não, não estou comparando os casos, todos sabem o que eu penso do Bruno e patota. A graça aqui é: Neymar merece ir pra seleção. Mas tá valendo.

7. Zico não consegue repetir como dirigente o sucesso que teve como jogador. Legal, nessa o Vasco deveria ser rebaixado, porque o Dinamite também foi melhor em campo do que como presidente. Rá!

O que me incomodou nesse compilado de "fatos" foi simplesmente que, embora alguns tenham até pertinência, outros estão aqui só pra encher linguiça e nenhum deles justifica o título escolhido. Como assim, "por que TORCER pelo rebaixamento do Flamengo"? Você torce pelo rebaixamento do Flamengo porque você quer, porque te ensinaram que não é suficiente ter sucesso, você quer mesmo é ver os outros na merda, porque você quer acabar com a marra da mulambada, porque você seu time deveria ter ganhado em 2009, mas não fez a sua parte e dependeu dos seus próprios inimigos pra levantar a taça, ou mil outras possibilidades.

Mesmo forçando a barra da lógica forjada pra montar essa lista, isso poderia ser, no máximo, um compilado chamado "Por que o Flamengo pode enfrentar o rebaixamento esse ano", ou coisa parecida. Mas eu não sou jornalista, né? Não vou ensinar o padre a rezar missa.

15 comentários:

  1. UHU!! Muito bom, Nanda! Hoje vi o seu link no twitter pra matéria, quando senti o nível, fechei e fui fazer outra coisa mais útil. Péssimo jornalismo, podiam ter passado sem esse papelão...

    ResponderExcluir
  2. HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

    I S2 Nanda Mota (the one and only)

    ResponderExcluir
  3. CARA, INACREDITÁVEL ESSA MATÉRIA! PQP

    sério, to boba! boba!

    BOBA!

    que motivos mais sem pé nem cabeça!

    Seria muito mais digno se a "jornalista" falasse logo que quer que o Flamengo caia porque quer! Porque ela tá torcendo!

    ResponderExcluir
  4. Pois foi o que eu disse, oras. David suspeita que tenha sido um cara específico do portal pra quem ele não tinha palavras muito gentis a dedicar. hahahahaha...

    ResponderExcluir
  5. Neste, como em qualquer meio, tem um bando de 171 querendo aparecer. Deixa esses bobos prá lá e vamos focar em quem faz um bom trabalho, essa galera que fica fazendo este tipo de "jornalismo" quer atenção, se não receberem talvez parem com essas barbaridades. Como botafoguense estou mais do que acostumada com a parcialidade da mídia ser "para o outro lado", é foda. Mas... deixa prá lá.

    A verdade é que esse anti-flamenguismo me incomoda demais. As pessoas vivem tanto isso que parece as vezes que são mais contra o Fla do que pró seus próprios times... Acho isso uó, mas se eu fosse mulambinha :D eu até gostaria dessa idéia... O ódio e o amor são duas coisas muito próximas. Uma coisa é uma rivalidade de campo,que entre os 4 grandes é muito semelhante, mas, vai variar de acordo com o momento e com o campeonato. Por exemplo, após perder de 6x0 pro Bacalhau, é óbvio que eles eram nosso maior rival. Após perder 3 anos o estadual para vocês, eram vcs a bola da vez, e por aí vai...

    E quanto aos títulos, eu resolvi me apropriar dessa história de ser chorona, até pq só chorei pelo Bota em momentos de alegria, hehehe, e fala que os tricolores são gays e que vocês são mulambos só por que eu acho que isso já está tão enraizado no futebol carioca que faz parte mesmo. Mas existe a forma agressiva de colocar as coisas e a forma brincalhona, marota, saudável, dentro do fair play off field, tá ligada?! :P

    Enfim, manda esse tipo de gente prá PQP e tragamos os bons trabalhos para somar. =D

    Ah! E quanto ao negócio de mostrar a genitália... Pô... dependendo da genitália é até tranquilo! hahahahahahahaha

    ResponderExcluir
  6. Nanda, irei gerar polemica, mas é o que acho:
    Essas pseudo-materias dos jornalistas paulistas, na verdade, é tudo fruto de um bairrismo descomunal que a imprensa carioca tambem alimentou. Todos sabemos da pre disposicao dos principais veiculos do para colocar o Fla la no alto em detrimento dos outros 3 grandes clubes cariocas. Leia a capa do Lance, JS, Globo... toda essa armadura de "invencivel" que a torcida do Fla usa é fruto dessa midia irresponsavel que temos em nosso Estado. So que, para desespero dos jornalistas-torcedores, 2010 foi uma catastrofe total para a imagem do clube. A presidenta, ontem, disse que a culpa da má campanha é a falta da torcida... ou seja: empurraram decadas por decadas a sujeira pra debaixo do tapete, que uma hora iria dar M... nao é a toa que a paulistada ta ironizando e metendo o pau no Fla (pra desespero do Renato Mauricio Prado, que até de F-1 tem comentado mais).
    Antes que diga que estou achando otima a situacao, acho pessimo para o futebol do RJ esse momento. Fla e Vasco tinham que estar la em cima. Imagina uma Libertadores com 4 cariocas? seria um sonho perfeito.
    Abs,
    Diogo

    ResponderExcluir
  7. Como parte da torcida que está sempre do outro lado da parcialidade, concordo com o Diogo em número, gênero e grau.
    E, fato, por conhecer bem este lado, não o desejo para outras torcidas, e o critico muito, sempre.

    Vocês tem maior apoio da mídia por razões simples e óbvias: são a maior torcida do Brasil, logo, vendem mais. Ninguém quer comprar algo que fale mal do seu time, entonces... Além disso, por terem a maior torcida, a maioria dos jornalistas esportivos (bem como a maioria dos médicos, dos pilotos, dos engenheiros, dos pedreiros, dos ladrões, dos empresários, e de qlqr coisa) é flamenguista, daí, é inevitável que se puxe a sardinha para o seu lado.

    Por um jornalismo esportivo mais responsável! (Nova "plataforma", hehehe)

    ResponderExcluir
  8. Primeiro, só pra ser chata, não existe concordância de grau. hahahahaha... Segundo, não sei se há essa coisa da maioria da mídia torcer pelo Flamengo por uma probabilidade numérica. Caso haja esse favoritismo (e eu sinceramente só presto atenção em comentários de jornais declaradamente flamenguistas, pq são uma versão futebolística do Meia Hora, logo são mais divertidos pra mim), pode ser mais uma questão de pauta, pelo que a Valê comentou do aspecto econômico anti-boicote e pronto. E só pra concordar mais ainda com a Lulu honorária, sou a favor de uma imprensa esportiva sem sardinha. =P

    ResponderExcluir
  9. Excelente post.

    Ridícula a matéria do R7. Não é pq torço para o Flamengo, mas acho que isso não deveria ser feito para qualquer clube que seja. Além de anti-ético, mostra ao leitor/internauta(ah, que seja!) uma sensação do tipo "todos contra um". Queria ver o R7 fazer uma matéria deste tipo com um time grande paulista. Muito tendenciosa a matéria. Fazer o quê, né?!

    ResponderExcluir
  10. O grau é meu e eu concordo se e com o que eu quiser, valeu?
    hahahahahahahaha

    A mídia que está do nosso lado sempre será a mais interessante aos nossos olhos, sem dúvida. Mas, é duro estar sujeito a essa mídia quando se está do outro lado.

    Teve um dia que o Rô (cunhadão) tava vendo um jogo do Bota contra algum time de fora conosco e que até ele ficou "tocado" com a parcialidade do narrador... Para nós aquilo era um episódio normal, para ele era uma experiência do lado de cá com a qual ele não estava habituado. Em bom español: és fueda!

    PS:. Tô começando a desconfiar que você esteja atrás de algum cargo após a minha candidatura.... heheheh

    ResponderExcluir
  11. Fabio Affonso Lopes de Almeida17 de novembro de 2010 00:30

    Nanda, na boa.
    Como vascaíno visceral, já vi fazerem coisas muito piores que isso ai. O que a Rede Globo faz históricamente com o Vasco é pinto perto disso ai.
    Já me aborreci muito com a imprensa. A chegar ao ponto de largar o campeonato por causa deles. Afinal, quem inventou o vice do Vasco foi a imprensa, e a torcida do Flamengo adotou, em uma epoca que era preciso deixar a chama do Flamengo forte pq tava tomando era porrada atras de porrada do Vasco bi brasileiro, libertadores, mercosul, Rio-São Paulo, Multi campeão do centenário, com títulos continentais no Basquete e no Futebol. O Flamengo se contentava em fazer camisa da Fla-Madrid e ser campeão carioca em 99-00-01, pois não restava mais nada.
    Até pq acho que o camarada tem o direito de escrever o que ele quiser, falando o que bem entende e usufluir da liberdade lutada por todo mundo. Eu escrevo um livro com os absurdos que ja escreveram sobre o Vasco.
    Acho que se não agradar, não leia. Simples assim. Não adianta lutar contra isso pq desgasta e não chega a lugar nenhum. Hoje não tomo conhecimento da imprensa em nenhum quesito. Me limito a discutir futebol e os problemas internos do meu time com quem eu posso falar ao vivo e a cores.

    ResponderExcluir
  12. Sim, Valê. Responsável pela comunicação. hahahaha... O que mais?

    ResponderExcluir
  13. Fabio, isso não é uma competição. E eu me reservo o direito de manifestar minha opinião como torcedora ofendida, mas, acima de tudo, como profissional de comunicação que escreve um blog sobre o assunto. O canal direciona o tipo de conteúdo aceitável, e isso não foi.

    Opinião minha, não estou lutando contra ninguém, sinta-se à vontade pra discordar. Aliás, vc sempre faz isso mesmo, né? hahahaha...

    ResponderExcluir
  14. hahahahaha, ahhhh, Nanda, primeiro deixa eu parar de rir aqui!!! Muito engraçadooooowwww!!! Vc diminuiu o "folguista" a nada! (isso tá com cara de folguista e ainda por cima, paulista!)
    Tá bom, ele mereceu! Além de incitar a maior torcida do país, ainda demonstra total parcialidade, fato que a profissão que ele escolheu para defender ensina o oposto, ou seja, sempre ouvir as duas partes.
    Outra regra que o jornalismo ensina, é que o autor de um texto deve assinar a matéria, fato não observado, nos fazendo entender que seja uma OPINIÃO EDITORIAL do site.
    Com relação a real situação do Flamengo (até pq foi por isso que nosso misterioso ser resolveu escrever, né?), faltando apenas três rodadas para o término do campeonato, a agonia está mais presente do que nunca para os torcedores, mas acredito que uma vitória sobre o Guarani resolva o problema do Fla.
    Culpar os atuais dirigentes por tudo que tem ocorrido na Gávea para mim é covardia. O Flamengo vem se arrastando há alguns anos, devido às péssimas administrações que por ali passaram, o que inclusive produz assunto para esse tipo de reportagem sensacionalista.
    Esse ano não foi bom para o co-irmão rubro-negro, resta apenas tentar permanecer na elite do futebol e reorganizar o planejamento para se reeguer e começar o novo ano com pensamentos grandes, do tamanho do Flamengo e de sua imensa torcida!
    E quanto ao "jornalista", quem milita no meio sabe que a matéria trata-se de barriga, que é quando uma notícia, sem nenhuma credibilidade é publicada na imprensa, geralmente com grande alarde, na tentativa de furar os concorrentes. E como vc mesmo pode constatar, tal posição causa grande desgaste e descrédito ao veículo de imprensa e ao repórter.
    Portanto entra em um ouvido e sai pelo outro sem ressoar!
    Continue assim, sempre que te incomodar, grite através das letras!
    Essa é a nossa maior arma!

    ResponderExcluir
  15. Rodrigo, depois de um tempo, comecei a perceber que os portais assinam como entidade os posts que tendem a ser mais polêmicos. Não só esses, mas esses com certeza. Acho que é uma opção covarde de quem escreve a matéria, mas cada um sabe de si. ;)

    ResponderExcluir