sexta-feira, 12 de novembro de 2010

2011 tá aí


Foi um grande prazer receber o convite para substituir temporariamente a Camilla aqui neste blog. Aceitei dormindo! E agora que me dei conta da responsabilidade que encarei. Mas, como dizemos em bom português: vamoquevamo!

Acho que mesmo o botafoguense mais otimista (faço parte desta vertente) já não tem mais o título como objetivo neste Brasileiro, mas, até os pessimistas ainda devem estar pensando na Libertadores. Isso, apesar de não ser o ideal, é muito bom, mas nos faz pensar no ano que está por vir.
Ano passado o Glorioso lutou para não cair, este ano, apesar de "desacreditado", somos um forte concorrente para uma vaga na Libertadores e, durante algumas rodadas, fizemos parte daquele seleto grupo que tem a possibilidade de levar o caneco para casa.
Diante disso é óbvio que de 2009 para 2010 o time teve uma melhora considerável, mas ainda assim não é o ideal. O que queremos para 2011?
E foi sobre isso que a "Lulu-fogão-original" falou comigo quando disse no que estava pensando em escrever para o seu próximo post. Camilla selecionou três jogadores que seriam, na opinião dela, os essenciais. Loco Abreu, Jefferson, e Marcelo Mattos. Apesar de ver a escolha dela como bem fundamentada e sensata, acho muito complicado escolher apenas três jogadores. É muito engraçado esse negócio de torcedor apaixonado, a gente cria vínculos, sei lá.

Loco Abreu é o jogador estrela do Botafogo. Não pode sair do Fogão para fazer parte de nenhum outro time do Brasil. Além das habilidades que tem com a redondinha, o cara tem uma atitude diferenciada. É inteligente, faz boas entrevistas, tem boas sacadas e bons comentários, além disso, a torcida teve uma identificação muito forte com o Uruguaio (em parte pela boa atuação do departamento de marketing, lembro do dia da apresentação do cara em General, era muita fila para comprar a camisa de um jogador que ainda não tinha nem estreado no time!). E a recíproca também aconteceu, ele também teve uma grande identificação com a torcida e com o clube, "eternizando" isso através da inclusão da estrela solitária na camisa que usa por baixo nos jogos. Nesta camisa tem coisas importantes, como a foto de seus filhos, o escudo do Nacional (seu time do coração), a bandeira do Uruguai, parte do uniforme da seleção uruguaia (da qual é o segundo maior artilheiro) e por aí vai. Acho que isso veio bastante pela repatriação alvi-negra na copa do mundo, não sei. Ele é nosso artilheiro, faz jogadas sensacionais, sim, as vezes meio "grosso", mas na maioria das vezes, muito habilidoso. E trouxe de volta "la cavadita" para emocionar nossos corações! Last but nos least, bem como essa que vos escreve hoje, a filha do nosso camisa 13 chama-se Valentina! =D Sou fã do cara e concordo que ele é peça indispensável no Bota! Ele mesmo comentou sobre um futuro como técnico em General... Mas, ainda tem tempo como boleiro pela frente, e não pode ser um desfalque no ano que vem!

Jefferson! Pela primeira vez desde a época de Wagner a gente sente que "tem goleiro, porra!". Já tinha caído nas graças da torcida entre os anos de 2003 e 2005 com suas excelentes defesas, mas aí, como costuma acontecer com os nossos bons jogadores, foi para a Túrquia. Em 2009 ele voltou, e de novo trouxe alegria para os nossos corações! Tudo (re)começou ano passado, quando naquele sofrido final de brasileiro ele nos ajudou bastante, evitando que tomássemos goleadas, ou um gol de empate/virada. Fez a defesa do título no estadual desse ano, agarrando o pênalti do Imperador, levando a massa alvi-negra a loucura, e levando para casa o título de campeão, de melhor goleiro e o de melhor jogador do estadual! Escalado duas vezes para a seleção do Mano para defender a seleção, recebe muitos elogios e é considerado por muitos um grande goleiro.
A verdade é que, em muitos jogos, se não fosse ele... já era! É um goleirão, e nessa escalação também tem lugar garantido para o próximo ano!

Marcelo Mattos não é uma questão de opinião, é uma questão de estatística! Em 09/10 o igesportes noticiou que durante as nove partidas em que o volante esteve em campo, Botafogo conquistou 92,5% dos pontos disputados. Sem o jogador, número cai para 31,57%.
Apesar dos pesares do Fogão existe nele um jogador que nunca perdeu, seu nome é Mattos, Marcelo Mattos!
Uma coisa muito importante e de alto valor em um jogador é a sua regularidade, e isso posso afirmar que o boleiro em questão tem, garantindo-se nesta escalação de 2011.

Diria ainda que Maicossuel custou muito caro e mostrou muito pouco serviço para ser dispensado.
Apesar de não estar jogando, e de antes de parar por contusão estar em uma fase "marrom", acho que o Herrera merece seu lugar. Raçudo. Gosto dele.
Não adianta, podem falar o que quiserem, Leandro Guerreiro também teria seu lugar reservado se coubesse a mim tal escolha. Gosto da personalidade e da identificação com o clube sim, mas, mais do que isso, apesar de falhar as vezes (como ocorreu no último jogo), em muitos jogos ele é tudo com que podemos contar em campo. Tem jogo que ele, literalmente, nos salva!
Somália é um fofo (comentário mulherzinha, sorry!), além disso, assume bem o seu papel, é muito bom nas marcações individuais, e tem aquele jeito "maroto" de jogar que me encanta. Chama os jogadores para virem "prá briga", ajudando a trazer de volta a graça desse futebol politicamente correto demais atual, mas, obviamente, ético e dentro do "fair play", não é injusto, agressivo, nem nada assim. É maroto, alegre, moleque.
(Agora vou tomar pedradas) Alessandro já foi um jogador HORROROSO, mas já faz um tempo que melhorou muito, não sei se papai Joel soube aproveitá-lo melhor, ou se ele melhorou mesmo, mas o fato é que vem fazendo boas partidas. O cara ressurgiu das cinzas, se reergueu, e, tendo um suplente de mesmo nível, por mim, continuaria no Fogão no próximo ano.
Caio, finalmente me parecer estar amadurecendo (que bom!), e seguindo este caminho pode ser um excelente jogador! Tê-lo no Glorioso é uma coisa com bastante valor.

Nossa! Esse post já está gigante! Vou guardar alguma coisa para falar nos outros dias, hehehe. Como eu escrevi anteriormente, é muito engraçado esse negócio de torcedor apaixonado... Já tô aqui escalando o time (quase) todo...

3 comentários:

  1. Valeu, Valê!
    excelente post!!!
    concordo com praticamente tudo.
    o único jogador que eu não teria citado é o Alessandro... melhorou? muito! talvez até o suficiente pra não ser mandado embora... mas, não o suficiente pra a gente pedir pra ele ficar!

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Que orgulho de vc irma!!! Nao consegui fazer o wifi funcionar no meu ipad :( mas vim aqui no computa do hotel dar um look Parabens, muito bem escrito. Só que concordo com a Di: Alessandro, pode ir! No maximo uma vaguinha na reserva (tmb curto a raça dele demais!!), mas o post é para os insubstituiveis, entao... ele nao merece estar ai! Tmb quero Caio e Somalia! Fechou quem fica, agora vamoos ver quem vem!!!

    Nao sei se entro aqui de novo, o acesso é dificil e a cidade muito LINDA!!

    ResponderExcluir
  3. =D
    Fofa, Camilla, fofa! Que bom que você gostou!
    Aproveite a viagem!

    É, Cami e Di, eu já sabia que ninguém ia concordar com o Alessandro... Mas, como eu debatia com o Marquinhos e com o Papai Joels dia desses, hoje a nossa lateral direita com ele estabelecido ali é muito mais eficaz.

    ResponderExcluir