sábado, 2 de outubro de 2010

"O futebol tem dessas coisas"

Tá aí uma frase que faz todo sentido.

Há um ano atrás o Vasco lutava pra voltar à elite do futebol brasileiro, e queria voltar com estilo: tinha que ser campeão da série B. Mas nós que já tivemos essa experiência sabemos, dói. E muito. Ver nosso time em verdadeiras peladas, em jogos sem sentido, crise atrás de crise... mas tudo pelo amor à camisa.

Também há um ano atrás o Flamengo "acordava" no campeonato da série A. Seus torcedores começavam a considerar de verdade a possibilidade de levar o título. E foram eles mesmo que festejaram o lugar maior do futebol brasileiro.

Agora aqui estamos em 2010, o Brasileirão parece que corre, de tantos jogos em uma mesma semana. E olha só o que é o destino: depois daquele drama da sina do empate, essa semana o Vasco riu à toa. Ganhou do Santos (e deixou o Neymar quietinho) e garantiu mais 3 pontos hoje contra o Góias. O primeiro destes jogos, na terça-feira, teve um gosto especial pra mim. No mesmo dia soubemos que ganhamos o blogbooks, era aniversário do meu pai (um tricolor/cruzeirense que não conseguiu nenhum filho torcendo com ele) e fechei com chave de ouro com um belo jogo. Hoje, foi um tipo de jogo que nós vascaínos já conhecemos bem: a virada. Afinal, "O vasco é o time da virada, o Vasco é o time do amor".

Enquanto isso, nessa mesma semana, as coisas ficaram feias pro lado da Gávea. Teve o empate estranho na mesma terça-feira (estranho porque para alguns foi como vitória), Zico considerando a possibilidade da segundona e tudo culminou nesta madrugada com a saída do próprio Galinho.

Claro que sei que comparo dois anos bem diferentes, nos dois casos. Mas senti alguma coisa estranha quando lembrei de como eu me sentia nessa mesma época ano passado. E foi mais ou menos assim que vi a Nanda. E fiquei triste, olhem só.

Pois é. Como já repetimos várias vezes aqui, um dos efeitos colaterais deste blog em nossas vidas foi essa solidariedade com o "inimigo". E hoje, eu fiquei triste com a situação do Zico. Não vou entrar no tema porque os posts publicados sobre este assunto já disseram tudo. Mas acho que não só o Flamengo perde; é mais uma mancha na história do futebol brasileiro. E eu, que tenho tanta mágoa de tantos flamenguistas sem noção, nem consigo comemorar a crise do grande rival (como muitos comemoraram nossa queda em 2008).


Podem me chamar de brega, corpo mole, ou falar que eu tô confraternizando com o inimigo, mas sabe o que eu queria? Que a minha Luluzinha Nanda tivesse uma semana tão boa como a minha!

6 comentários:

  1. Em um dia de náusea, vergonha e nojo do que estão fazendo com o meu clube, cujo escudo carrego no peito desde que usava fraldas, essa foi a terceira vez em que senti as lágrimas virem aos meus olhos. E todas elas foram por causa da tristeza e decepção genuína de pessoas que admiro. Primeiro o Zico, depois o Júnior, e agora a Lívia, minha vascaína favorita.

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Ah! E parabéns. Eu acompanhei o resultado pelo GE e dei um pulinho comemorativo aqui quando vi a dancinha da vitória de vocês estampada ao lado da cara de tacho da minha Presidenta. Até tuitei meus parabéns. ;)

    ResponderExcluir
  3. estamos ficando tão fofas...
    Vasco tá entrando numa tendência positiva de dar inveja... daqui a pouco o Fogão iguala vcs nos empates.. só falta 1.

    ResponderExcluir
  4. só um dado para as "viúvas" do Zico pararem de chorar: o cara não tem histórico em comandar, de forma executiva, um grande clube e, como tecnico, tem trabalhos razoáveis. Pra fechar: saiu do Fla com mais de R$ 1 milha no bolso. Será que foi ruim pra ele? Nao entendo a torcida achar que ele é (era) a solução.
    bjs!

    ResponderExcluir
  5. Caro Diogo (tricolor), não é questão de achar que Zico era a solução. Os flamenguistas de coração, ou as viúvas do Zico, como você definiu, estão lamentando o que ficou mais até do que o que perdemos. Zico sempre será ídolo do clube e sempre terá seu lugar no coração e memória dos torcedores inteligentes. Nos preocupamos que o que nos sobrou simplesmente represente a manutenção do caos e dessa derrocada do Rubro-Negro, tão cuidadosamente construída por esses que não têm o menor interesse em defender o patrimônio do clube, seja ele financeiro ou até mesmo a sua imagem.

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente o retrocesso venceu no Flamengo. Enquanto pessoas como esse tal de "Capitão"(?!) Léo continuarem no Flamengo, é isso ai que veremos no clube: bagunça, bagunça e bagunça. Nem Zico, que é o Zico, aguentou.
    Não concordo com alguns "flamenguistas" que encontro por ai, que dizem que o time tem que cair para a 2ª divisão para acontecer o mesmo que ocorreu com Palmeiras, Grêmio, Corinthians, Vasco, etc. Isso é conversa fiada, para boi dormir. Se é para ficar na 1ª, vai ficar. Se tiver que cair para a 2ª divisão, paciência. O negócio não é torcer contra e não deixar de dar apoio a equipe no momento em que ela mais precisa.
    Quanto ao Vasco, os resultados positivos das últimas duas partidas e a forma como os alcançou dizem tudo. Dou o braço a torcer: vai incomodar muita gente neste brasileiro, se continuar jogando bem.

    ResponderExcluir