terça-feira, 28 de setembro de 2010

Discurso

Ganhamos o Blogbooks. Vou ser sincera, quando inscrevi o blog, pensei que ia ser uma daquelas coisas bem improváveis, porque estávamos em uma categoria bem masculina, falando de esportes, falando de futebol, tentando provar que mulheres também entendem do assunto.

Um amigo chegou a me dizer que era diferente, que homem já nascia praticamente imerso no mundo da bola, que pra mulher não era uma coisa assim tão natural. Ignorei. Acreditava nisso aqui do dia em que criei o conceito e decidi convidar outras mulheres pra compartilharem suas paixões.

Era arriscado, afinal, como assim íamos coexistir de forma pacífica, se a competição entre os clubes é praticamente o combustível do futebol carioca? Alfinetar os adversários, dizer que a torcida do Flamengo é a mulambada, que a do Tricolor é pó de arroz, a do Vasco é bacalhau, a do Botafogo é a cachorrada... Como viver sem isso?

Não sei, simplesmente explicamos que a regra era que cada menina teria exclusividade pra escrever sobre seu clube, mas não precisava escrever só sobre isso. O tema é futebol, livre. Toquem a bola, driblem aí.

Tivemos outra tricolor, outra vascaína, Camilla eu conheço há 17 anos, olha que coisa antiga.

Um dia, ganhamos esse banner lindo, achei que valia a pena arrumar a casa. Fizemos um concursinho discreto, achamos a Lívia entre algumas vascaínas que nos brindaram com seus textos incríveis. E ela não só amava o Vasco, mas estudava futebol. Historiadora, a menina.

Daí fizemos o mesmo pro Fluminense, o líder do campeonato, que não podia passar em branco por aqui. E ganhamos a Marcela, que, olha que coisa, confraterniza com a mulambada. A pozinha de arroz tem um namorado flamenguista. =)

E o meu sonho se tornou realidade. A química foi instantânea e nós logo éramos um time de verdade. Com ritmo de jogo, sem treino. Hoje em dia, apesar das brincadeiras por e-mail, nos pegamos torcendo pra que o time das outras se dê bem. Como assim?

De novo, não sei. Alguns diziam que teríamos de implicar umas com as outras pra trazer leitores, mas insisti que nosso posicionamento era outro. Até agora, tem dado tão certo que sequer fomos trolladas. E isso é impressionante pra um blog, mais ainda pra um que fala sobre futebol.

E hoje, exatamente hoje, dia 28 de setembro de 2010, saiu o resultado do tal concurso, aquele em que nos inscrevemos nas semanas finais, entre um monte de homens falando sobre aquilo que eles já nasceram entendendo. E olha, vários são muito bons nisso, comentar esportes, futebol e os outros.

Ainda assim, lá estava nosso nome na lista. Levamos o Blogbooks. Engasguei. Meu coração pulava tanto, mas tanto, que minha cabeça começou a doer.

Queria agradecer às meninas, minha família, meu namorado, minhas professoras do colégio, especialmente a de redação, meus amigos que votaram, aqueles que divulgaram, quem lê nosso blog. Sabe quem ganha Oscar e esquece as pessoas importantes no discurso? Oi, meu nome é Fernanda e estou tonta até agora, 40 minutos depois. Se tivesse de subir em um palco quando saiu o resultado, eu teria esquecido até o meu nome, então é mais ou menos por aí.

Quando eu tinha uns 12 anos de idade, sonhava em publicar um livro. Desde que me entendo por gente, amo futebol, amo o Flamengo, até hoje guardo minhas primeiras camisetinhas, como diz ali na minha bio.

Preciso dizer que estou imensamente feliz que minhas primeira incursão no mundo literário será por causa do futebol? E sei que não poderia estar em melhor companhia.

Às meninas lindas que me ajudaram a transformar essa ideia em realidade, meu muito obrigada. Conseguimos!

Ao Blogbooks, à Ediouro e todos os envolvidos, muito, muito obrigada!

E aos outros indicados, meus sinceros parabéns. Vocês nos deixaram bem ansiosas quando percebemos o nível da competição. ;)

Ah! A lista dos vencedores está aqui.

7 comentários:

  1. Arráaaa!!! Matamos no peito (e nem doeu!) e fizemos um golaço.
    Estamos todas de parabéns. Hoje, com certeza, formamos um time! Parabéns especial pra você, Nanda, que nos inscreveu no concurso, insistiu e acreditou! Muito orgulho das Lulus!
    Sempre acreditei na nossa "retomada", no investimento no blog, na reformulação do elenco e do lay-out!

    ResponderExcluir
  2. Já que é pra rasgar seda, vou dar um beijo especial na Camilla, que trouxe o Bernardo com seu traço incrível, e disse que precisávamos mexer nas coisas, trazer novas "autoras" e começar a escrever mais.

    Muito orgulho desse time. =)

    ResponderExcluir
  3. Ai mulherada, meus parabens !!!!

    Marcela me ligou agora dando a notícia... tá toda boba também!

    parabens a todas vocês!

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Parabéns meninas!!!!! Vocês merecem!!!!
    Foi muito legal saber que vocês ganharam, merecidamente....

    ResponderExcluir
  5. Oi Nanda, adorei a noticia! Parabens a voce e as meninas! Continuem nesta pegada! Beijo, Wanise (Mkt Digital ESPM)

    ResponderExcluir
  6. que conquista, meninas, que conquista!
    muito feliz de ter vocês como companheira de time ;)

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    O agBook, da AlphaGraphics, publica livros sob demanda de forma fácil e totalmente gratuita. Para publicar, basta acessar www.agbook.com.br e efetuar seu cadastro.
    O principal objetivo do agbook é apoiar novos escritores brasileiros e ainda oferecer todas as técnicas para que o autor não somente publique o seu livro como também o promova de maneira eficiente.
    Coloco meus contatos à disposição para qualquer dúvida pbaiadori@alphagraphics.com.br
    Abraços.

    ResponderExcluir