terça-feira, 21 de setembro de 2010

Acertos extra-campo


Para começar, quero deixar claro que não tenho informações exclusivas nem conhecimento técnico para julgar o departamento médico e a preparação física dos jogadores. Minhas observações são exatamente isso, observações. Minhas fontes são as mesmas que as suas, ou seja, mídia impressa, online, blogs de torcedores, etc... Se há algo de fato errado nesses setores, não posso dizer ou especificar. Apenas, como torcedora, acho que tem alguma coisa não está indo bem e que talvez seja hora dos responsáveis tomarem uma providência ou pelo menos analisar profundamente esses setores.

Bem, agora quero falar de um departamento que está fazendo um BELO trabalho. Há tempos enrolo para comentar e parabenizar o MARKETING do Botafogo. Sendo formada em Publicidade, possuo algum conhecimento sobre a matéria, mas é, novamente, como torcedora e consumidora que me encontro muito satisfeita com as ações de Comunicação do alvinegro.

É importante ressaltar que o marketing sozinho não faz NADA. De que adianta ter as melhores promoções, propagandas, embalagem, se o produto é uma M? Nesse caso, com uma campanha semelhante a do ano passado, o trabalho de fortalecimento da marca não seria notado ou efetivo como está sendo. A beleza está em que o clube funcione como um organismo, como um corpo. Deficiências em uma área irão enfraquecer outras, mas com cada "órgão" saudável, todos se ajudam e esse corpo vive saudável.

As torcidas que chamavam o Engenhão de "enche não" ou "vazião", juntas, estão colocando igual ou menor número de torcedores que o Botafogo consegue. O estádio é longe, o acesso é complicado, etc etc etc isso tudo desestimula a presença. Mas nada tira mais o torcedor das arquibancadas do que apresentações de baixo nível e derrotas.

Para finalizar, destaco aqui alguns dos acertos observados:

Marcelo Adnet como garoto propaganda do sócio torcedor;
card do Loco Abreu ensinando cavadinha;
Camisetas e outros materiais aproveitando sucesso de El Loco e Mago;
Contratos de longo prazo para valorização e vinculação de jogadores estratégicos (não é atribuição do mkt, mas cumpre uma função de endomarketing, identificação do jogador com o clube);
Visita ao Engenhão com presença de craques e trabalho com novos torcedores. Olha que coisa FOFA essa matéria: http://www.bfr.com.br/futebol_noticias_treino+descontraido.asp

Valeu!

4 comentários:

  1. Cara, eu ri MUITO quando li que o Botafogo ia lançar esse card do Loco Abreu ensinando a cavadinha. Ri mais ainda quando vc colocou no seu Buzz que o Neymar devia descolar o card pra parar de cobrar pênalti do mesmo jeito e garantir a defesa do goleiro adversário. Hahahaha! Realmente, bem mais esperto que o mkt do meu time botando os jogadores pra oferecerem notícias pelo celular quando estávamos quase na zona de rebaixamento. Ô, falta de timing dos infernos... =(

    De fato, parabéns ao mkt do Fogão. Bom trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Crianças com camisa de futebol acabam comigo. Acho muito fofo. Adoro aqueles jogos internacionais que tem até um mini-juiz na hora dos hinos. Sempre fico reparando na cara de absoluta felicidade deles. Outro dia vi um micro Drogba na rua <3 hehehe.
    Quanto ao marketing, tem toda razão. Um trabalho bem feito ajuda a atrair novos torecedores e motivar os desgarrados.

    ResponderExcluir
  3. Xanda, também morro com a fofura da alegria que não cabe nas crianças! Na Copa ficava sempre observando as carinhas tentando não olhar para a câmera!

    ResponderExcluir
  4. Vi a foto do Loco Abreu hoje cercado de criancinhas, achei muito fofo! hahahahahaha

    ResponderExcluir